18 de junho de 2013

Cientistas ligam sal processado a doenças auto-imunes como esclerose múltipla



A dieta moderna de alimentos processados, lanches rápidos e comida de microondas pode ser responsável por um aumento acentuado em doenças auto-imunes como a esclerose múltipla, incluindo alopecia, asma e eczema.
Uma equipe de cientistas da Universidade de Yale, nos EUA e da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, dizem que dietas de alimentos "junk food" (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes) podem ser parcialmente responsável.

"Este estudo é o primeiro a indicar que o excesso de sal refinado e processado pode ser um dos fatores ambientais que impulsionam o aumento da incidência de doenças auto-imunes", eles disseram.

Junk food em lanchenotes como MacDonalds ou Burguer King, assim como alimentos processados dos supermercados representam as maiores fontes de ingestão de sódio de sais refinados.
O Jornal da Associação Médica Canadense enviou uma equipe internacional de pesquisadores para comparar o teor de sal de 2.124 itens de estabelecimentos de fast food como Burger King, Pizza Domino, KFC (Kentucky Fried Chicken), McDonalds, Pizza Hut e Subway. Eles descobriram que o teor médio de sal variou entre as empresas e entre os mesmos produtos vendidos em diferentes países.
A equipe da Universidade de Yale estudou o papel das células de Linfócito T auxiliar no corpo. Estas ativam e 'ajudam' as outras células para combater patógenos perigosos, como bactérias ou vírus e lutar contra infecções. Um subconjunto destas células - conhecidas como células Th17 - também desempenham um papel importante no desenvolvimento das doenças auto-imunes.
Em seu estudo, os cientistas descobriram que a exposição dessas células em laboratório em solução de sal de mesa fez elas agirem de forma mais "agressiva". Eles descobriram que os ratos alimentados com uma dieta rica em sais refinados tiveram um aumento dramático no número de células Th17 em seu sistema nervoso o que promoveu inflamação. Eles também eram mais propensas a desenvolver uma forma grave de uma doença associada à esclerose múltipla em seres humanos.
Sal refinado, processado e branqueado é o problema. O sal é crítico para a nossa saúde e é o mineral não metálico mais prontamente disponível no mundo. Mas nossos corpos não são projetados para o cloreto de sódio refinado e processado que não tem nenhum valor nutricional.
O ideal é consumir com moderação o sal marinho ou se puder pagar um pouco mais pelo sal rosa (himalaya) que tem mais de 80 minerais essenciais ao corpo humano.

Fontes:
Disinformation: Study Links Processed Salt To Autoimmune Diseases
Fox News: Beware: Hidden fast-food salt traps

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...