10 de fevereiro de 2009

Leite X Osteoporose

Já há estudos que comprovam que o leite de vaca e derivados fazem mal à saúde humana, pois não são apropriados para o homem, já que contém caseína, lacto-albumina, excesso de proteína e cálcio e imunoglobina, que provocam reações de alergia alimentar. O leite de vaca é três vezes mais doce que o leite materno, devido à lactose. Além do mais, essas substâncias estranhas ao nosso organismo dão trabalho ao fígado que não consegue metabolizá-los e expulsa-os para o sistema linfático, contribuindo para o aparecimento de nódulos na mama, tireóide, cistos, alergias respiratórias como sinusite, bronquite, devido à caseína que é uma cola, a qual é usada pela indústria de bebida para colar os rótulos (caseinato). A gordura natural do leite é composta de grandes glóbulos que chegam intactos ao trato intestinal. A homogeneização quebra esses glóbulos, transformando-os em microscópicas gotas que se dispersam no leite e que não são digeridas com a mesma facilidade pelo organismo. Por ser pobre em magnésio e rico em proteínas, acaba sobrecarregando os rins, gerando cálculos renais e biliares, artrite, gota.
A osteoporose não é um problema que deve ser associado à falta de ingestão de cálcio. Ela resulta da perda de cálcio. As enormes quantidades de proteína do leite resultam numa perda de 50% do cálcio pela urina. O que provoca a osteoporose é a falta do magnésio, cujo mineral é importantíssimo para a atividade enzimática e distribuição correta do cálcio entre os ossos, bem como a vitamina D, obtida pelo sol, de preferência pela manhã e sem filtro solar e a perda do cálcio que temos naturalmente no corpo e que podemos obter também dos vegetais, leguminosas, sementes, peixes e algas, por exemplo. Assim, se temos uma alimentação acidificante e com excesso de proteínas, certamente teremos perda de cálcio e magnésio. Pessoas que tomam muito refrigerante, principalmente a base de cola também tem perda de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fruta dos Monges - Luo Han Guo

Luo Han Guo, fruta dos monges, também é conhecida como barriga de buda, é originária do sul da China e do norte da Tailândia.  Pela me...