29 de setembro de 2010

Os benefícios do espinheiro para o coração



O crataegus (Crataegus oxyacantha), nome científico do espinheiro alvar, é um reconhecido remédio contra as doenças do coração e do aparelho circulatório. É indicado por muitos fitoterapeutas e homeopatas para prevenir doenças cardiovasculares ou para quem sofreu cirurgia de safenas e mamárias. É um fitoterápico auxiliar no tratamento de cardiopatias e pressão arterial elevada, além de prevenir a aterosclerose e reduzir o colesterol. Como tônico cardíaco é eficaz para fadiga e dispnéia, sendo também um bom ansiolítico, auxiliando quadros de neuroses do coração, insônia e ansiedade. Tem a função de regularizar a arritmia e palpitações.
Por possuir em sua composição, flavonóides derivados da quercitina e antocianidina, presentes em seu extrato promove um aumento da circulação coronariana através do efeito vasodilatador. 
Em alguns estudos observou-se a redução de placas de aterosclerose, devido à atividade antilipídica e antioxidante, contribuindo para o bloqueio de radicais livres que levam à doença da aterosclerose.
Recomenda-se o uso de folhas jovens, sob a forma de cigarro para os que desejam parar de fumar.
A comissão E da Alemanha aprovou o crataegus para uso em insuficiência cardíaca graus I e II, angina de peito e arritmias benignas.

Contra-indicações: evitar em caso de esofagite e azia, (devido ao relaxamento da musculatura lisa e redução do tônus do esfíncter) podendo agravar essas condições, na gravidez e amamentação.

Cuidados: o extrato de crataegus potencializa a ação cardiotônica dos digitálicos e deve ser usado sob supervisão médica. Usa-se o extrato fluido, a tintura ou o extrato seco em cápsulas.

Fonte: Fórmulas Mágicas, Dr. Alex Botsaris e Guia médico da saúde natural, Dr. Márcio Bontempo.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou a procura de chas ou mdicamento para tratar distonia neuro vegetativa, estou em duvidas quanto ao crateagus, espineiro alvar e pilriteiro, são ervas diferentes, no meu caso especifico, qual a mais indicada. Grato ray fran

    ResponderExcluir
  4. ray as 3 plantas e a mesma < e indicado para voce sim...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Reginaldo, pode usar para sempre. Pode usar a tintura 10 a 15 gotas à noite de preferência por ser ansiolítico.

      Excluir
  6. Boa tarde. Onde consigo comprar o espinheiro alvar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode encontrar em farmácias de manipulação e homeopatia, em forma de chá ou tintura.

      Excluir
  7. BEBEMOS O CHÁ, MEU MARIDO E EU
    ISSO JÁ TEM UNS 7 MESES.
    MUITO BOM

    ResponderExcluir
  8. Em caso de tintura, a dosagem é até 30 gotas com um pouco de água. Pode dividir também 10 ou 15 gotas de manhã e à noite.

    ResponderExcluir
  9. onde encontrar em São Paulo, Extrato de espinheiro branco em capsulas.aguardo. obrigado- 11 971613450

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em farmácias de manipulação e homeopatia tem como por exemplo, a farmácia Artesani, Homeoterápica, 7Hervas etc

      Excluir

Os Benefícios do óleo de Tea Tree (melaleuca)

  As propriedades medicinais do óleo de tea tree são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung....