2 de maio de 2010

Seu médico já avaliou seu nível de homocisteína?

Você sabia que segundo estatísticas e pesquisas, metade das pessoas infartadas tinham o nível de colesterol normal? Fique sabendo que apesar da mídia e das propagandas da Indústria farmacêutica, o colesterol não é a causa do problema e sim, inflamação nas artérias. O LDL que é chamado de "mau", na verdade somente oxida nas paredes arteriais pela ação dos radicais livres e também, através da homocisteína, que certamente muita gente nunca ouviu falar e poucos médicos pedem exame de sangue para avaliar o seu nível. A homocisteína é um aminoácido não essencial que em taxa elevada contribui para o aumento do extresse oxidativo das células, gerando doenças como AVC, aterosclerose e aneurismas.Ela faz parte do subproduto intermediário que produzimos quando nosso corpo metaboliza (quebra) um aminoácido essencial chamado metionina. A metionina existe em grandes quantidades em carnes, queijos, farinha branca, ovos, comida enlatada e em alimentos altamente processados. Apesar de necessitarmos de metionina, o consumo desses tipos de alimentos é muito grande, especialmente nos Estados Unidos. O nosso corpo converte a homocisteína em cisteína ou a transforma novamente em metionina, mas para que isso ocorra é necessário ter enzimas para quebrar esse processo e para isso precisa ter no organismo, níveis adequados de ácido fólico (B9), vitamina B12 e vitamina B6 (piridoxina) para cumprirem a sua função. Se essas vitaminas abaixam, a homocisteína, essa vilã assassina começa a subir e a inflamação crônica silenciosa começa a crescer.
Lembre-se de pedir ao seu médico a dosagem da homocisteína e se o caso a suplementação de vitamina B, principalmente se na sua dieta não entram cereais integrais que são suas melhores fontes.

Fonte: adaptado do livro "O que seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você, autor, Ray D. Strand, M.D.

Créditos da imagem: http://ojosdeceuta.blogspot.com/2006/10/niveles-de-homocisteina-en-sangre-como.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...