23 de janeiro de 2017

Os benefícios da cromoterapia







Usada desde a antiguidade, a cromoterapia é uma ferramenta para harmonizar os distúrbios orgânicos e emocionais através da utilização das cores.
Os egípcios construíram a cidade colorida Heliópolis (cidade da luz), onde as cores também eram aplicadas nos tratamentos de saúde. Ensinavam que as cores vermelha, amarela e azul eram forças ativas dos seres físicos, mentais e espirituais. Os gregos também utilizavam as cores com fins curativos.
O Dr. Max Luscher, cientista que trabalha nesse mesmo campo, estudou as cores preferidas das pessoas. Concluiu que na reação dos indivíduos às cores há significados que transcendem as diferenças culturais e são profundamente enraizados. Comprovou que a preferência de cor pode indicar o estado mental de uma pessoa, bem como algum possível desequilíbrio glandular. Mesmo as pessoas cegas são afetadas pelas cores. Pesquisas feitas na Rússia demonstraram que os cegos podem identificar as cores pelo tato.Dizem, por exemplo, que sentem o vermelho mais quente, áspero e dinâmico, e o azul lhes parece macio e fresco.
Na atualidade, as cores tem sido usadas em vários objetivos terapêuticos. Maternidades estão usando a luz azul no tratamento de crianças recém-nascidas com icterícia. A luz azul tem um ótimo resultado sobre este caso, sendo que antes a única opção era uma arriscada transfusão de sangue.
Os quartos pintados de cor-de-rosa usados para acalmar prisioneiros violentos nos Estados Unidos são exemplos do efeito da cor sobre o indivíduo.

O uso das cores - Roupas coloridas

Há vários motivos que nos levam a escolher uma cor específica, como por exemplo, ao acordarmos: influenciados pelas impressões vívidas do inconsciente, optamos por uma determinada cor de roupa. Nosso inconsciente traz as lembranças dos dias anteriores para nossas emoções, ou os sonhos da noite. Dessa maneira, se acordarmos dispostos ou agitados, nossa tendência será escolher uma roupa de cor quente como o vermelho. Entretanto, devemos usar o bom senso, optando por uma cor de tonalidade suave para prolongar o estado de disposição.
Se ao acordarmos ainda estivermos sonolentos e cansados, deveremos evitar o tom azul para evitar o prolongamento da letargia. Nesse caso, deverá preferir os tons em vermelho, laranja ou amarelo que nos leva mais rapidamente a disposição física para as tarefas diárias.

Aplicações da Cromoterapia

Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o corpo.
A aplicação do foco de luz é utilizada, sobretudo por clínicas especializadas e pode ser acompanhada de outras formas terapêuticas, como a musicoterapia e as massagens. Outras formas são a escolha das cores de roupas e das tonalidades usadas na decoração da casa e até mentalização de cores.
As clínicas utilizam um spot para irradiar o foco de luz colorida sobre o cliente deitado de costas.

Dicas de tratamento específico

Sistema nervoso - Para beneficiar o sistema nervoso, imagine a cabeça envolvida por um azul índigo metálico muito brilhante. Pratique o exercício por 5 minutos.
Para relaxar e combater a insônia, mentalize uma luz violeta metálica, viva e pulsante, que envolve a cabeça e irradia-se por todo o cérebro.

Os efeitos das cores

Vermelho - Simboliza o princípio da vida. Rege o primeiro chakra, chamado de básico, estimulante, produz impulsividade. Indicado para casos de depressão, anemia, fraqueza, pressão baixa, impotência sexual. Por ser uma cor quente, estimula a circulação, levando calor às artérias. Aumenta a pressão sanguínea e o ritmo respiratório. Contraindicado em casos de pressão alta, neste caso, preferir a cor laranja. Também deve ser evitado em casos de paranóia, esquisofrenia com agitação, nervosismo, insônia, doenças do fígado e vesícula biliar.

Verde - Representa o equilíbrio da harmonia do corpo, é a cor da firmeza, perseverança, segurança. Mais conhecido como a cor da esperança, o verde também estimula o amor próprio e o orgulho.É excelente para qualquer aposento, sendo calmante e energético ao mesmo tempo. Como cor predominante da natureza, é excelente para o estresse. É indicado para depressão crônica, falta de memória, crianças desatentas, medo do fracasso, prisão de ventre. É a cor do quarto chakra (cardíaco). É contraindicado em hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlceras e cólicas menstruais.

Amarelo - É a cor da vivacidade, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibição, alegria e espiritualidade. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, das preocupações e ansiedade. O raio amarelo é responsável pela condução do fluxo magnético positivo que, além de fortalecer os nervos, ajuda o cérebro.Suas indicações são: manias, preocupação excessiva, estafa mental, choro excessivo e constante, falta de confiança no futuro, colites nervosas e doenças psicossomáticas em geral.Contraindicado em doenças mentais, infantilidade, síndrome de Down, atraso menstrual, crianças com distúrbio de fala.

Laranja - É a cor da felicidade, a cor social, equilíbrio emocional, automotivação, entusiasmo. É excelente para remover as as inibições, repressões e condicionamentos do passado. É uma combinação do vermelho e do amarelo. Seu poder de cura é maior que das duas cores isoladamente. Possui efeito antiespasmódico, sendo portanto aplicado a casos  de espasmos e câimbras. Fortalece os pulmões, tonifica o estômago e ajuda no metabolismo do cálcio. É contraindicado em caso de abuso de poder e egocentrismo.

Azul - É a cor de maior propriedade terapêutica, suave, que produz calma e equilíbrio. Estimula a busca da verdade interna, inspiração, ligação com eu superior. Reduz a pressão cardíaca, possui efeito hipnótico no sistema nervoso central. Indicado nos casos de estresse, estafa, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, ira, ciúme, medo, ansiedade, alcoolismo, convulsões, esgotamento nervoso e neuroses.

Preto - É a cor da introspecção. Enquanto o branco é aberto o preto é fechado. Representa a escuridão do inverno, quando a vida dorme e germina. Favorece a autoanálise. Por representar o isolamento, é contraindicado em caso de tristeza excessiva, depressão, senilidade, paranóia. Apesar de ser tradição o uso do preto em caso de luto, o amarelo seria mais bem indicado.

Violeta - É uma cor resultante da mistura do vermelho com o azul. Está associado à mediunidade e intuição. É uma cor feminina, transmite misticismo, identificação cósmica, produzindo equilíbrio  entre o sistema simpático e parassimpático. Detém o crescimento de tumores. É eficaz nas pessoas nervosas e excitadas. Contraindicado em psicoses, vícios de drogas, alcoolismo, hipoglicemia, fanatismo, dispersão mental.

Bibliografia
Cromoterapia - A cor e você, Valcapelli, Editora Roka
Dinâmica da cromoterapia - René Nunes, Linha Gráfica Editora
As cores em sua vida - Howard & Dorothy Sun, Editora Madras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...