12 de maio de 2012

Os benefícios do cogumelo Reishi

Reishi é um cogumelo também chamado de ganoderma lucidum. Usado na China  milenarmente, era conhecido como a erva milagrosa ou erva do imperador. Devido aos efeitos medicinais passou a ser chamado de Lei-ci, que significa  "cogumelo espiritual ou divino". Trata-se de um cogumelo vermelho gigante que nasce nas montanhas geladas do norte da China. O reishi é um dos remédios sagrados da antiga medicina há mais de 3 mil anos. No Japão o reishi é considerado como um alimento capaz de aprimorar e manter a beleza e a saúde, sendo registrado pelo governo japonês como remédio, funcionando como um alimento funcional.
Na medicina ayurvédica o reshi é aplicado sistematicamente toda vez que for necessário restabelecer o equilíbrio do corpo doente.
Empiricamente o reishi mostra efeito analgésico, sendo benéfico principalmente para doentes em estado adiantado, além disso o reishi contribui para o aumento do apetite.
Os estudos realizados por importantes laboratórios no Ocidente revelaram a presença de triterpenos, fenóis e de polissacarídeos importantes, além de aminoácidos, que trabalham como restauradores de funções celulares e metabólicas. O cogumelo é rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês e potássio.
Experiências ainda no Japão mostram que o reishi possui efeito anticancerígeno, o que pode ser atribuído ao germânio orgânico, componente importante desse cogumelo.
Recentes estudos da pesquisa sobre o reishi, relatados pelo Laboratório Botânico da faculdade de Ciências de Pequim mostram sua eficácia no tratamento auxiliar dos seguintes problemas: bronquite crônica, angina pectoris, enfarte do miocárdio, arteriosclerose, hipercolesterolemia, hipertensão arterial, doenças hematológicas (relativas a produção de sangue) e hepatite; além destas o reishi mostrou efeito analgésico e calmante, hepatoprotetor, fortalecedor das funções hematogênicas, auxiliar da coagulação sanguínea e melhoria das funções intestinais.
Empiricamente observado, o uso contínuo do reishi desintoxica o sangue, melhora a circulação sanguínea e aumenta a resistência contra enfermidades.
Não há posologia definida, principalmente por não haver nenhum fator tóxico presente no produto em quantidades normais.

Fonte: Guia Médico da Saúde Natural, Dr. Márcio Bontempo
Créditos da imagem: panorâmio.com

5 comentários:

  1. Aqui no Brasil é mais fácil comprar na forma de cápsulas em lojas de produtos naturais ou pela Internet.

    ResponderExcluir
  2. Eu compro aqui. Plantação própria. http://www.juncaoinbrazil.com.br/

    ResponderExcluir

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...