6 de julho de 2011

Os benefícios do óleo essencial de ylang-ylang




O óleo essencial de ylang-ylang teve seus efeitos relaxantes comprovados cientificamente no estudo publicado no site da pubmed. Foi notado a diminuição da adrenalina, taquicardia e consequentemente baixa da pressão sanguínea através da inalação e uma gota colocada no pulso. Eu mesma fiz a comprovação disso em casa com minha mãe e realmente funciona. 
Há dois nomes científicos, a Cananga odorata, proveniente de Madagascar, com aroma mais intenso e a variedade macrophyllia, proveniente da Índia e Indonésia, cujo aroma é mais suave. Tem como princípio ativo o linalol, geraniol e beta-cariofileno. Sua destilação é feita a vapor das flores, por extração por solvente ou por CO2.
Todos tem aroma sensual e são considerados afrodisíacos (aroma semelhante aos feromônios femininos). Também melhora a depressão (principalmente de fundo afetivo) e o humor. Estimula a união, calmante, suaviza e inibe a raiva provocada pela frustração.
É excelente também para usar em ambientes agitados, colocando-se algumas gotas no difusor. Atenção para a dosagem, por ter aroma intenso, demora mais para evaporar, por isso é muito usado também em perfumaria.
Na Indonésia é comum as pessoas colocarem as flores da planta na cama dos recém-casados na noite de lua-de-mel.

Referências científicas: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16807875

2 comentários:

  1. Adorei a matéria, eu uso o ylang-ylang como purificador do meu local de atendimento, juntamente com flor de laranjeira...
    abraços
    luz
    Márcio Magalhães

    ResponderExcluir
  2. eu to usando e adoro...tem me acalmado muito, e assim consigo trabalhar melhor.

    ResponderExcluir

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...