21 de agosto de 2009

A importância das enzimas

O termo enzima vem do grego "enzymos" = levedado. A primeira enzima foi extraída do levedo de cerveja, fungo microscópico, por Buschner, em 1897. Ele a chamou de "zymase", produto que tem as propriedades de fermentação do levedo de cerveja. As enzimas tem a faculdade de provocar ou acelerar uma reação bioquímica. Cada enzima é específica para uma reação em particular. Por exemplo, ao ingerir proteínas, nosso corpo precisa das enzimas para digerir, quebrar em aminoácidos. Calcula-se que temos em média de três a cinco mil enzimas em nosso corpo.
Todo alimento cru de origem vegetal ou animal está cheio de enzimas. No entanto, elas são muito frágeis e são destruídas pelo calor do cozimento. Todo alimento não cozido contém enzimas digestivas que são seus elementos mais preciosos. Óleos, gorduras e nozes, também contém bastante lipase, que facilita a digestão das gorduras. Frutas e legumes, contém boa quantidade de uma enzima necessária à destruição das fibras vegetais, assim como alimentos fermentados como missoshiru (sopa de pasta de soja), molho shoyu e o Floranew *. Uma prática que aumenta consideravelmente a atividade enzimática é o processo de germinação de sementes como o trigo, girassol, castanhas etc.
A falta de enzimas pode acarretar vários problemas de saúde, dentre eles são:
alergias; distúrbios de pressão, sono após as refeições, desânimo, muitos gases no trato digestivo, dor de estômago, azia, enjôo, diarréia, constipação, fezes mal cheirosas, tontura, pele áspera, alergia a pólen, cistite, catarata, hemorróidas, reumatismo, inflamação do pâncreas, esterilidade, câncer.
Motivos da diminuição de produção das enzimas
- aumento da idade
- hábitos alimentares inadequados;
- poluição, remédios alopáticos, agrotóxicos etc.
Numerosos estudos e experiências de laboratório mostram que os animais que comem alimentos crus apresentam grande resistência à doenças; esta resistência desaparece assim que comem alimentos cozidos.
Floranew: é um composto fermentado de mais de 80 ingredientes entre grãos, frutas, verduras, legumes, raízes, algas e especiarias, produzido pela empresa macrobiótica Anew, em perfeito equilíbrio entre yin e yang, cuja função é nutrir, ativar as enzimas, bem como aumentar a quantidade de bactérias benéficas no intestino.
Fonte: adaptado do livro: "Você sabe se alimentar? Autor Dr. Soleil

4 comentários:

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...