13 de junho de 2009

A arte de respirar


O primeiro ato de nossa vida é a respiração. É através dela que captamos a energia celestial. Além da função básica de nos manter vivos, células, tecidos e órgãos não podem trabalhar sem oxigênio. Através das narinas, dos brônquios e dos pulmões, o sistema respiratório dá vida e limpa toxinas e detritos de todo o corpo. Podemos ficar alguns dias sem comer e beber água, mas não conseguiríamos ficar sem respirar por muitos segundos.
Os pulmões são órgãos essenciais na respiração; eles promovem a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigênio (O2) e removendo o dióxido de carbono (CO2). Infelizmente a maioria das pessoas não dão a devida importância a este ato de vida, respirando apenas com um terço da capacidade pulmonar que possui. Cerca de 70% das doenças poderiam ser evitadas se as pessoas respirassem corretamente, ou seja, profunda e usando o diafragma.
Você sabia que das substâncias desnecessárias ao corpo em média 70% saem via expiração, enquanto apenas 20% saem via pele, 7% pela urina e 3% via fezes?
O cérebro consome 25% do armazenamento geral de oxigênio de todo o corpo. O diafragma era considerado, pelos antigos gregos, como o assento da alma.
Respirar profundamente eleva o nível de oxigênio no sangue e combate a ansiedade. Um complexo sistema informa o cérebro quando todo o organismo está satisfeito de oxigênio, dissipando o medo de não sobrevivência e de inadequação. A forma como você respira é a forma como você se coloca no mundo; respirar de "peito aberto" dissolve tensões e medos e promove profundo bem-estar.
Pela Medicina Tradicional Chinesa, o PULMÃO é o primeiro sistema a ser afetado pelos agentes agressores externos, tas como VENTO-FRIO-CALOR-UMIDADE-FOGO e SECURA. O NARIZ é o órgão dos sentidos ligado ao pulmão e sua correspondência externa é a pele, portanto o Pulmão controla a pele e o QI DEFENSIVO (Wei Qi), ou seja, abertura e fechamento dos poros.

Um comentário:

  1. Adorei seu blog e já virei seguidora. Parabéns! Usei algumas das suas informações, informando seu blog como a referencia. (Minerais, oculos de yoga,margarina). Uma das minhas alunas arranjou uma nutricionista que indicou soja e margarina!!! Oh! Ainda bem que tem voce!

    ResponderExcluir

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...