11 de maio de 2009

Tea Tree (óleo de Melaleuca)

O óleo essencial de Tea Tree (melaleuca alternifolia) pertence à família botânica Myrtaceae e tem origem na Austrália. Tem como propriedades de ser antibiótico, antifúngico, antiinfeccioso, antiviral, antibacteriano, anti-séptico, imunoestimulante (aumenta os leucócitos), descongestionante da circulação e para purificar água e alimentos. Atua nas infecções dos sistemas genito-urinário, respiratório e otorrinolaringo, candidíase, piolhos, sarna, herpes e micoses. É usado há muitos anos na Austrália, desde os aborígenes, tendo sido usado também na segunda guerra mundial, substituído antibióticos e curado inúmeros soldados. É bem eficaz contra bactérias gram-positivas, bem como foi comprovado em vários testes laboratoriais que vírus e bactérias não conseguem desenvolver resistência ao óleo.
Algumas formas de uso:
Nas micoses de unha: pode ser usado puro, geralmente uma gota, três vezes ao dia. Pode-se associar com óleo de cravo para potencializar seus efeitos.
Aftas, gengivites e dor de dentes: 2 gotas do óleo essencial num copo de água e fazer bochecho.
Nas candidíases, herpes, frieiras e acne, pode-se usar em forma de gel de 2% a 5%.
O uso interno é recomendado em casos de cistite, otite, amidalite e infecções em geral, podendo-se tomar de duas a três gotas três vezes ao dia. Não usar por mais de uma semana sem indicação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça a planta que atrai boas energias

                             A  Zamioculca é uma planta originária da Tanzânia, na África .  Ela pertence à família das Araceae e seu nome ...