19 de fevereiro de 2009

Os benefícios do azeite

O azeite de oliva é um alimento funcional, rica em ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados, vitamina E e outros alimentos. Por ser rica em ômega 9, regula a pressão arterial, exerce ação antinflamatória, contribuindo para a prevenção de artrite reumatóide, doenças cardiovasculares, mal de alzeimer. Tem ação semelhante ao remédio ibuprofeno, ajuda na prevenção do câncer, contribui para a redução da gordura abdominal, combatendo a síndrome metabólica, ativa os intestinos e a função hepática, além de melhorar a resistência à insulina, diminuindo a glicose do diabético. Somente o azeite extra-virgem da primeira prensagem é rico em antioxidantes. A acidez deve ser até 1%. Não deve ser aquecido a temperatura superior a 40° pois oxida-se fácil. Uma das aplicações medicinais do azeite é o preparado a seguir:
Para remover cálculos da vesícula biliar
Bater numa batedeira (emulsificar) duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma quantidade semelhante de suco de limão. Tomar em jejum e mais três ou quatro vezes ao dia, em horários distintos aos das refeições.
Fonte: Azeite de Oliva, sabor, estética e saúde, Dr. Marcio Bontempo - Ed. Alaúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fruta dos Monges - Luo Han Guo

Luo Han Guo, fruta dos monges, também é conhecida como barriga de buda, é originária do sul da China e do norte da Tailândia.  Pela me...